Hospital de Deus

26 de outubro de 2022

Todos contra a dengue

 

Transmissão

A principal forma de transmissão da dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo humano – vetor – humano.

Sintomas

Podem variar desde casos assintomáticos a casos graves e fatais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo, denominadas petéquias ou exantemas. Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.

Como se prevenir

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada, assim, os meses mais chuvosos e com altas temperaturas são os períodos do ano com maior transmissão. Por isso, é importante manter o ambiente limpo e evitar água parada todos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico é realizado a partir de critério laboratorial ou clínico epidemiológico. A confirmação por critério clínico epidemiológico é realizada na impossibilidade de realização de confirmação laboratorial específica ou para casos com resultados laboratoriais inconclusivos. Deve-se considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com um caso confirmado laboratorialmente, após avaliação da distribuição espacial dos casos confirmados.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. No aparecimento dos primeiros sintomas, recomenda-se buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, para a correta classificação de risco e o estadiamento da doença. Manter atenção aos sinais de alarme, ingerir líquidos e utilizar medicamentos somente sob orientação médica.

Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/doencastransmitidas